Nossos líderes

Veja na lista abaixo quem são os agentes de nossa Pastoral da Pessoa Idosa. Nas visitas, eles estarão sempre identificados com nossa camiseta e com crachás. 

CLÁUDIA

MARIA DE JESUS

Pastoral da Pessoa Idosa

A Pastoral da Pessoa Idosa iniciou suas atividades em 2004 quando se identificou a necessidade de orientações sobre questões do envelhecimento durante visitas às famílias pela Pastoral da Criança do Estado do Paraná.

 

Para suprir adequadamente esta demanda, o Dr. João Ba-

A Pastoral da Pessoa Idosa é composta por voluntários capacitados conforme instruções do Guia do Líder e realiza visitas domiciliares mensais aos idosos cadastrados com os seguintes objetivos principais:​​

​​

  • Valorização da Pessoa Idosa: disponibilização de tempo e atenção

​​

  • Promoção do convívio das pessoas idosas com as demais gerações: líderes de todas as idades

​​

  • Orientações e incentivos: ingestão de líquidos, alimentação equilibrada, prática de exercícios etc.

​​

  • Acompanhamento de indicadores: desenvolvimento de ações em favor das pessoas idosas nas comunidades, nas paróquias e nos municípios

O início de tudo

tista Lima Filho, médico geriatra, e a Dra. Zilda Arns Neumann (foto), então Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança e depois Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, lideraram equipes de profissionais e religiosos que estudaram o tema e respectivas necessidades, elaboraram metodologia, selecionaram indicadores e criaram cursos de capacitação dos primeiros líderes comunitários.

Tão logo cheguei à Paróquia São Cristóvão, percebi que boa parte da Assembleia era formada por pessoas idosas. Também fui informado de que, em nosso território, existia grande quantidade de pessoas já na terceira idade.

Please reload

Uma das primeiras preocupações foi construir uma rampa de acesso para melhorar o acolhimento dos anciãos que tinham de subir, ofegantes, a escadaria da igreja. Mas também me perguntava o que poderíamos fazer, enquanto comunidade, para nos aproximarmos mais desses membros que tanto já haviam feito e trabalhado em prol da São Cristóvão.

 

Deus sempre nos responde quando solicitamos Sua ajuda. E a resposta veio através de César e Sônia, da Paróquia São Sebastião, que vieram me procurar para divulgar, e se possível instalar, a PPI. Sem hesitar começamos a fazer a divulgação e, logo em seguida, apareceram voluntários que foram capacitados e hoje, quase dois anos depois, estão firmes no trabalho, levando alegria e esperança a esses nossos irmãos e irmãs que tantas vezes necessitam de visita e de companhia carinhosa!

Obrigado aos agentes e voluntários pelo belíssimo trabalho que estão realizando em nossa Paróquia, levando paz, amor e esperança a muitos irmãos e irmãs...

Padre Augusto Ramos

BETH

LUCI

NAIR

MARIA LIA

MARIA DAS DORES

MARIA LÚCIA

IVETE

WAGNER

Como se tornar um idoso cadastrado

 

Basta ter mais de 60 anos, entrar em contato com a secretaria da Paróquia (veja contatos abaixo) e deixar seus dados para que a coordenadora paroquial ou algum líder entre em contato e agende a primeira visita.

 

Como se tornar um
líder da PPI

  • É necessário participar de uma capacitação com duração de no mínimo 21 horas, dividida em 7 etapas

  • Ter disponibilidade e comprometimento com as visitas aos idosos e as demais atividades da PPI​

Para saber mais, acesse:

  • Acesso ao Guia do Líder

http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/images/stories/pdf/Guia_Lider_2015_web.pdf

  • Visite o site nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/

Por que precisamos de você?

A Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia São Cristóvão, que conta com 15 líderes, já atende a 40 pessoas e a demanda só tem aumentado desde que o trabalho foi iniciado em 2015.

Portanto, se você se sente tocado e quer nos ajudar, entre em contato conosco e venha

se juntar a nós. Lembre-se:

"...  quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25, 35)

Gráfico de idosos visitados

e líderes atuantes

O gráfico abaixo mostra o quanto precisamos de voluntários. Desde que foi criada a nossa Pastoral, o número de idosos atendidos não parou de crescer. E o número de líderes ainda é pequeno para atender à demanda. Veja:

Contato:

Coordenadora:

Edenilse Caldana

Telefone:

(19) 3871-2068

(Secretaria da Paróquia)

SECRETARIA PAROQUIAL

Atendimento:

De segunda a sexta-feira,

das 13 às 17h30

Aos Sábados, das 8h30 às 12:00

Rua Sumaré, 50

Valinhos/SP - CEP 13276-490

ENTRE EM CONTATO

Telefone: (19) 3871-2068

 ​Celular: (19) 98443-4004

E-mail:

secretaria@saocristovao.org.br

Redes Sociais:

TWITTER DO PAPA
ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

Deseja receber notícias da

nossa Paróquia em seu e-mail?

Clique aqui

© 2019 por Pastoral da Comunicação, Paróquia São Cristóvão.