Comunidade São Cristóvão

Lançamento da pedra fundamental da Matriz: 1966

Curiosidade: Em 1966, Valinhos tinha cerca de 30 mil habitantes e o bairro São Cristóvão acompanhava o crescimento da cidade. Tornou-se necessário, então, criar uma nova Paróquia para atender à comunidade deste bairro.
Inicialmente, esta nova paróquia valinhense seria em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, santa de devoção da maioria dos moradores. Contudo, como seria instalada no centro do bairro, em terreno doado para esta finalidade na Rua Sumaré, houve uma pressão por parte das transportadoras para que o santo padroeiro fosse, então, São Cristóvão (o mesmo que denominava o bairro e protetor dos motoristas).
Dom Paulo de Tarso Campos, que era arcebispo metropolitano de Campinas, conheceu a divisa da futura Paróquia e, num encontro com os moradores, teria dito: "A imagem não tem muito significado, o importante é a Eucaristia, é o Cristo, como ponto principal da comunidade".
Depois disso, a Paróquia São Cristóvão foi instituída canonicamente em 6 de junho de 1966, sendo desmembradas as Paróquias de São Sebastião e Santana, ficando sob a responsabilidade da nova Paróquia os bairros Santa Rosa, Bom Retiro, Ortizes, Ponte Alta, São Cristóvão, São Jorge, Santo Antônio, Planalto, Progresso, Santa Escolástica e Country Club. Juntos, os bairros abrangiam 50% do território da cidade, com a maior extensão rural de todas as paróquias. 

Endereço: Rua Sumaré, 50

Bairro: São Cristóvão

SECRETARIA PAROQUIAL

Atendimento:

De segunda a sexta-feira,

das 13 às 17h30

Aos Sábados, das 8h30 às 12:00

Rua Sumaré, 50

Valinhos/SP - CEP 13276-490

ENTRE EM CONTATO

Telefone: (19) 3871-2068

 ​Celular: (19) 98443-4004

E-mail:

secretaria@saocristovao.org.br

Redes Sociais:

TWITTER DO PAPA
ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS

Deseja receber notícias da

nossa Paróquia em seu e-mail?

Clique aqui

© 2019 por Pastoral da Comunicação, Paróquia São Cristóvão.